No final da tarde durante os meses mais quentes, esses misteriosos vermes de gelo preto emergem de suas casas congeladas nas geleiras da América do Norte, mas ninguém sabe ao certo por quê.
Os peculiares vermes do gelo ( Mesenchytraeus solifugus ) têm cerca de 1 centímetro (0,4 polegadas) de comprimento e são de cor marrom escuro a preto. Eles se parecem com pedaços soltos de barbante espalhados pela neve nas geleiras e emergem em números tão grandes que pode ser difícil evitar pisar neles ao fazer uma caminhada.
Seu habitat glacial é de 0 °C, mas se os vermes do gelo forem expostos a temperaturas mais frias do que isso, eles morrerão.
Crédito da imagem: Dick Culbert de Gibsons, BC, Canadá - Mesenchytraeus solifugus, Ice worms
Outro mistério é o ciclo reprodutivo, pois ninguém sabe realmente como e quando os filhotes de vermes do gelo surgem.
No início do verão, você tende a ver mais vermes de gelo menores, sugerindo que em algum momento antes disso, seus pequenos ovos eclodiram e vermes de gelo bebês nasceram.
Esses seres são notavelmente pouco estudados, e a péssima noticia é que se o aquecimento global continuar no ritmo atual, pode ser que os vermes do gelo desapareçam antes que tenhamos a chance de desvendar todos os segredos de sua existência.