Espécie de 23 Milhões de anos pode desaparecer


O fotógrafo de vida infantil Yukihiro Fukuda começou a mergulhar nas águas frias do rio Hino, no sudoeste do Japão, há 15 anos. Mas foi apenas seis anos depois que ele conseguiu capturar a imagem extraordinária de uma salamandra gigante japonesa macho guardando centenas de ovos, o que lhe rendeu um lugar na final do concurso Wildlife Photographer of the Year


Foi a primeira vez que o comportamento de nidificação desses misteriosos anfíbios, que se acredita poderem viver até 100 anos e cuja biologia mudou pouco nos últimos 23 milhões de anos, foi capturado por uma câmera.


As salamandras gigantes japonesas ( Andrias japonicus ) podem crescer até 1,5 metros de comprimento. O espécime mais pesado registrado está no Museu da Prefeitura de Tottori e pesa 44,3 kg. Apesar de seu tamanho, essas criaturas enfrentam múltiplas ameaças, entre elas os açudes, represas e margens de rios de concreto que fragmentam seu habitat nos rios do centro e oeste do Japão – os únicos locais onde essa espécie vive em estado selvagem, especialistas estimam que a população pode ter diminuído de 30% a 50% desde 1955, mas a perda “pode ser ainda maior”.
Categoria

Postar um comentário

0 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.