Descoberto Buraco negro que criar novas estrelas


"Situada a apenas 30 milhões de anos-luz de distância, a Henize 2-10 fica próxima o suficiente para que o Hubble seja capaz de capturar imagens e evidências espectroscópicas de um fluxo de buraco negro com muita clareza. A surpresa adicional foi que, em vez de suprimir a formação estelar, o fluxo de saída estava provocando o nascimento de novas estrelas", disse Zachary Schutte, aluno de pós graduação de Reines e coautor da pesquisa.

De acordo com as observações do Hubble, o buraco negro apresenta um fluxo de saída de gás que se estende pelo espaço como um cordão umbilical para um berçário estelar brilhante. Então, é possível observar aglomerados de estrelas recém-nascidos pontilhando o caminho da propagação do fluxo. Este é o inverso do efeito observado em galáxias maiores, onde a matéria é devorada pelo buraco negro forma jatos de plasma que se movem perto da velocidade da luz.
Normalmente, as nuvens de gás capturadas no caminho desses jatos seriam aquecidas muito além de sua capacidade de resfriar e formar estrelas. Mas como o buraco negro localizado na galáxia Henize 2-10 é menos massivo, ele apresenta uma saída mais suave. Assim, o gás é comprimido o suficiente para precipitar a formação de novas estrelas.

Fonte: NASA
Categoria

Postar um comentário

0 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.