Pessoas com olhos de gato


Sem dúvidas os olhos, são os órgãos mais fascinantes entre todos, a maior parte de todos os seres vivos do nosso planeta, possui um par de olhos, e cada espécie possui suas características únicas, os olhos humanos não são diferentes, conheça agora alguns desses casos incríveis.

Pessoas Com olhos de gato


Essas pessoas são popularmente conhecidas como pessoas com Olhos de Gato, tudo por causa da semelhança com os olhos dos felinos, as pessoas acometidas com essa característica única, possuem o que é conhecido como “COLOBOMA”, que é uma síndrome herdada ou pode resultar de uma mutação genética aleatória, a coloboma é um tipo de mal formação dos Olhos, havendo alteração na estrutura dos olhos, essa alteração pode afetar pálpebras ou a íris dos olhos, de forma que o olho pode ficar semelhante ao de um gato, porém a capacidade de visão é quase sempre mantida. 


O Sintomas da Coloboma varia de acordo com o seu tipo no entanto, os sinais e sintomas mais comuns são:


pupila em forma de buraco de fechadura, falta de um pedaço da pálpebra, sensibilidade excessiva para a luz, dificuldades para enxergar que não melhoram com óculos.


Infelizmente ainda não existe uma cura definitiva para esse tipo de alteração, mas o tratamento ajuda a reduzir alguns dos sintomas e melhorar consideravelmente a qualidade de vida dessas pessoas.

Os Olhos mais azuis do mundo


Você já imaginou, ter um belo par de olhos azuis brilhantes como esses, pois isso é o que acontece com os residentes da ilha de Button na Indonésia, alguns nativos desta ilha, possuem a cor de seus olhos, um azul tão intenso que nem mesmo parecem ser reais


Mas o que para muitos parece ser um sonho, ter olhos azuis tão belos, para outros não seria algo tão bom assim, essas pessoas foram acometidas por uma síndrome genética conhecida como Síndrome de Waardenburg, descrita pela primeira vez pelo oftalmologista holandês Petrus Johannes Waardenburg, em 1951, esta é uma condição genética hereditária que afeta 1 em 42 Mil pessoas. A condição genética costuma provocar mudanças na coloração do cabelo, da pele e/ou dos olhos, assim como perdas em níveis diversos da audição, a condição genética é divida em 4 tipos característicos.


Sendo a tipo 1 a mais comum, também é a que apresenta mais sintomas, como alterações na morfologia facial e problemas na pigmentação tanto na pele quanto nos cabelos, além de surdez em 1 a cada 4 casos desse tipo.


Já a tipo 2, a surdez é mais Evidente e aparecendo em torno de 70% dos casos.


O tipo 3 é bastante raro, este apresenta sintomas do tipo 1 além de malformações nas mãos e nos braços, a casos em que pode ocorrer microcefalia e atrasos no desenvolvimento .


O tipo 4 também é raro este que envolve os sintomas do tipo 2 Associados a problemas no intestino grosso, o tipo 4 é mais comum em indivíduos do sexo masculino que costuma surgir logo após um Nascimento.


Até o momento, não há cura para a Síndrome de Waardenburg. Entretanto, existem tratamentos direcionados aos sintomas, que têm como objetivo amenizá-los.

Heterocromia


Outra característica já bastante conhecida, é a heterocromia, Se fôssemos descrever em poucas palavras o que é a heterocromia, diríamos que são olhos de cores diferentes em uma mesma pessoa. Mas como alguém nasce com um olho de cada cor? 


A heterocromia ocorre principalmente devido a uma alteração genética que causa diferenças na quantidade de melanina em cada olho, que é o pigmento que dá cor aos olhos e à pele.


Na maior parte dos casos, a heterocromia, é uma alteração benigna que não precisa de qualquer tipo de tratamento, mas também pode aparecer devido a doenças ou ferimentos que atingem os olhos.


Há três tipos diferentes de heterocromia do olho, são eles: 

Completa: cada um dos olhos tem cores diferentes, por exemplo, um é verde e o outro azul. 


Setorial: duas cores diferentes na mesma íris


Central: quando a íris possui dois ou mais círculos de cor, por exemplo azul com um "aro" dourado próximo da pupila ou mesmo externamente.


A heterocromia atinge 1 a cada 1.000 pessoas, sendo considerada relativamente rara, mas não está relacionada a uma mutação genética como alguns podem pensar.


O caso mais famoso de heterocromia é o da atriz, France Zobda de 63 anos, nascida na ilha da Martinica. Seus olhos possuem tantas variações de cores que ela está no Guinness Book com o recorde mundial, são sete tons/cores no olho esquerdo e quatro no direito, sendo um caso único até o momento.



E você conhece alguém com alguma dessas alterações genéticas, nos conte nos comentários, e se inscreva para receber os novos vídeos.


Categoria

Postar um comentário

0 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.