Neste vídeo, iremos usar como base, as estimativas apresentadas pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) em abril de 2021, os 10 países mais pobres estão localizados no continente africano, mais especificamente na África Subsaariana.
Apresentamos a seguir os dados e a localização destes países, As medidas são apresentadas em PIB per capita.
10. Madagascar
PIB per capita: $ 1 599
Madagascar, uma antiga colônia francesa, é uma das maiores ilhas do mundo e está localizada no Oceano Índico, a leste do continente africano. Mais de dois terços de sua população de 27 milhões de pessoas estão empregadas na agricultura e uma pequena parcela está inserida no ramo turístico.
Este país sofre de diversos problemas que deterioram as condições de vida por lá, como a subnutrição, golpes políticos e uma baixa expectativa de vida de até 66 anos. Seu IDH, considerado baixo, é de 0,528.
9. Libéria
PIB per capita: $ 1 557
Conhecida como a mais antiga república africana, este país de 4 milhões de habitantes sofreu intensamente com a sua guerra civil que durou até 2003. Desde então, passa por problemas de subnutrição, falta de acesso a recursos básicos, corrupção e expectativa de vida de apenas 63 anos.
Uma de suas principais atividades é a exportação de ouro, mas a maior parte de sua população vive abaixo da linha da pobreza. Seu IDH, considerado baixo, é de 0,456.
8. Moçambique
PIB per capita: $ 1 277
Moçambique é um país rico em recursos naturais e é uma das economias que mais cresce na África. Apesar disso, ainda tem metade da sua população de mais de 30 milhões abaixo da linha da pobreza.
Tornou-se independente de Portugal em 1975, passando por uma guerra civil de quase duas décadas. Atualmente tem sofrido com desastres naturais e com ataques terroristas. Seu IDH, entre os baixos, é de 0,456.
7. Níger
PIB per capita: $ 1 259
Níger é um país com 24 milhões de habitantes, mas com uma grande proporção desertificada de seu território. Vive em instabilidade desde sua independência da França em 1960.
Neste país, a grande maioria vive em zonas rurais ou em regiões muito pobres nas zonas urbanas. É um dos países de menor IDH do mundo na lista da ONU, com o valor de 0,394.
6. República do Congo
PIB per capita: $ 1 106
A República Democrática do Congo possui mais de 90 milhões de habitantes e o seu crescimento demográfico deve torná-lo o terceiro maior do continente em poucos anos.
Em seu território encontram-se materiais de grande valor, como diamantes e ouro. Porém, intensos confrontos e corrupção travam o crescimento deste grande país. Tem o maior IDH desta lista com 0,574 e classificado entre os médios.
5. Malawi
PIB per capita: $ 993
Uma das menores nações africanas, este país de 20 milhões de habitantes tem crescido nos últimos anos, apesar de problemas climáticos afetarem a sua agricultura.
Desde que se tornou independente do Reino Unido, em 1964, apresentou pouca instabilidade política em comparação aos outros vizinhos. Seu IDH, considerado baixo, é de 0,483.
4. República Centro-Africana
PIB per capita: $ 979
Localizada no coração do continente africano, esta nação de mais de 4 milhões de habitantes é rica em minérios, mas ainda mergulhada em extrema pobreza.
Apesar disso, por muitos anos foi reconhecida como a mais pobre do mundo, demonstrando sinais de melhora nos últimos anos. Seu IDH é o segundo pior do mundo, com um valor de 0,397.
3. Somália
PIB per capita: $ 925
A Somália já foi um dos grandes centros de comércio na antiguidade e possui relativamente poucos recursos naturais. Sua economia é majoritariamente baseada na agricultura.
Sua população de 15 milhões é caracterizada por uma alta mortalidade infantil e, com isso, a reduzida expectativa de vida destes habitantes.
2. Sudão do Sul
PIB per capita: $ 791
Conhecida como a nação mais nova do mundo, este país de 11 milhões de pessoas sofre constantemente com guerras étnicas e doenças.
Uma pequena parte de sua população está empregada nos setores petrolíferos. Porém, a queda do preço desta commoditie nos últimos anos deteriorou ainda mais a sua economia. O IDH considerado baixo é de 0,433.
1. Burundi
PIB per capita: $ 760
Burundi, que já pertenceu a Alemanha e Bélgica, conta com mais de 11 milhões de habitantes e esteve por muitos anos em conflitos internos, por conta de dois grupos étnicos, os tutsis e hutus, e também alguns externos.
Além de problemas sociais e alta mortalidade infantil, esta nação possui poucos recursos naturais, tendo quase toda a sua economia baseada na agricultura. Burundi vive praticamente uma guerra civil permanente, que é agravada pelo empobrecimento geral do país, em um quadro de crescimento populacional e redução da base ambiental.
A população é pobre porque não tem empregos produtivos e sem condições de mudar esta realidade a pobreza se perpetua, especialmente devido ao alto crescimento da população.
Para agravar este quadro de crise demográfica e econômica profunda, o Burundi também passa por uma crise ambiental.
Burundi sofre com o desmatamento, a degradação do solo, a poluição doméstica do ar, a poluição das águas, a perda de biodiversidade, assim como diversos desastres naturais
Seu IDH é de 0,433.
E você, já sabia que esses países estavam nessa triste lista ?
fonte:
https://www.ecodebate.com.br/2018/08/17/colapso-demografico-economico-e-ambiental-do-burundi-artigo-de-jose-eustaquio-diniz-alves/
https://www.dicionariofinanceiro.com/paises-mais-pobres-do-mundo/