O espécime descoberta na China exibe um crânio semelhante ao de um dinossauro em um corpo mais semelhante ao dos pássaros modernos. Cratonavis zhui, como é conhecido, também é peculiar, pois possui características que diferem até mesmo das aves antigas.
Paleontólogos do Instituto de Paleontologia e Paleoantropologia de Vertebrados (IVPP) da Academia Chinesa de Ciências examinaram a estranheza evolutiva usando um scanner de tomografia computadorizada (TC) de alta resolução. Usando as imagens resultantes, eles poderiam remover os ossos para tentar montar o quebra-cabeça de 120 milhões de anos usando os ossos contidos na rocha.
A reconstrução do esqueleto antigo revelou um crânio quase idêntico ao do Tyrannosaurus rex, o que é estranho, considerando que C. zhui tinha um corpo mais parecido com o dos pássaros modernos. A mistura de partes inteiras do corpo que aparentemente vêm de diferentes escalas de tempo evolutivas pode ser descrita de forma mais eloquente como um tipo de mosaicismo , que descreve algo feito de partes que parecem não relacionadas.
Ficou claro para o crânio de dinossauro de C. zhui que ele teria sido muito ruim em grasnar, ao contrário de seus parentes que agitam o bico.
Fonte:
https://www.iflscience.com/discovery-of-a-bird-with-a-head-like-t-rex-puzzles-scientists-66936