| Foto © Walter Baxter ( cc-by-sa / 2.0 ) |
Essas aves são originarias da Europa, Ásia e Norte da África, então como o Estorninho chegou ao sul do brasil?
Os pássaros foram introduzidos na Argentina em 1980, ao longo do tempo as aves se adaptaram e começaram a se espalhar pelo País, e depois para outras regiões próximas.
Mas por que isso é um problema?
Apesar de parecer inofensivo, essa ave pode devastar plantações com sua fama de comilão, o primeiro avistamento ocorreu em 2014, em Lavras do Sul, mas agora 7 anos depois, a espécie ja esta presente em pelo menos 4 cidades gaúchas: Aceguá, Bagé, Chuí e Santa Vitória do Palmar.
Com 21,5 centímetros de comprimento e pesando de 70 a 100 gramas, esse pássaro escuro, com manchas brancas nas penas e uma plumagem iridescente no peito, nuca e costas, compete com a fauna nativa por alimento e locais para fazer seu ninho. Ele preda invertebrados nativos e provoca danos agrícolas a lavouras e pomares
"O estorninho consta na lista das cem piores espécies exóticas invasoras, elaborada anos atrás pela IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza)", esclarece a engenheira Silvia Ziller, fundadora do Instituto Hórus de Desenvolvimento e Conservação Ambiental.