Esse espécie de percevejo aquático, de apenas dois milímetros de comprimento, é capaz de emitir sons próximos aos 100 decibéis (algo semelhante à sensação auditiva que temos ao ligar um liquidificador). é o inseto mais barulhento do mundo considerando seu tamanho diminuto, e a proporção de seu corpo e capacidade sonora.
Como ele emiti o som
O mais estranho, no entanto, é como esse inseto produz um barulho tão alto: o Micronecta Scholtzi emite o som não pelo uso de cordas vocais, mas a partir da fricção de seu pênis sobre o abdome, em um fenômeno denominado estridulação. Considerando o órgão usado, não é de estranhar-se que tal som é emitido pelo macho com o intuito de atrair fêmeas para reprodução!
É claro que você nunca vai ouviu uma estridulação tão alta assim, porque 99% do barulho se perde quando sai da água para o ar, mas ainda assim é audível pelos humanos.
Para produzir o som de uma orquestra, o percevejo usa uma área de 50 micrômetros, algo como a largura de um fio de cabelo humano. Os cientistas afirmam ainda não saber explicar direito como isso é possível.
Ouça agora o som desse incrível percevejo!
Abaixo estão dois livros que indicamos.
